quarta-feira, 14 de julho de 2010

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL



Graves problemas têm acontecido em nosso planeta com repercussões grandiosas no meio ambiente. A natureza em atitudes aparentemente naturais, provoca desastres, que se transformam em catástrofes. Motivo? Aumento desenfreado da população, falta de administração de recursos naturais e o pior deles agressões sucessivas a natureza.

Que fazer? Como conservar a natureza de forma a evitar essas falhas que tão duramente já castigam hoje e continuarão a castigar amanhã a população do planeta?

A resposta é sempre a mesma: Unindo conhecimento e informação a pessoas competentes com soluções criativas e de sucesso já experimentadas em outros centros do planeta. Com conhecimento a mudança deste quadro é gradativa mais o sucesso é garantido.

O II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL que acontece de 18 a 21 de julho em Fortaleza, reúne especialistas do nosso país e convidados de outros estados e países como Campina Grande, Recife, São Paulo, Rio Janeiro, Espírito Santo, Estados Unidos e Espanha para debater, em busca de soluções, temas como:

  • Gestão de Bacias Hidrográficas
  • Erosão e Meio Ambiente na Bacia Hidrográfica
  • Tratamento de Esgoto Anaeróbio + Aeróbio e Reuso
  • Resíduos Sólidos nas bacias e as consequências
  • Impactos nas Bacias Hidrográficas
  • Novas Tecnologias no Tratamento de Esgoto
  • Impactos dos Efluentes de lava-jatos nas Bacias Urbanas

A ABES–Ce, representada pelo seu Presidente Francisco Vieira Paiva, objetiva transmitir conhecimentos para os profissionais da área de engenharia sanitária e afins, de forma a provocar um efeito multiplicador de conhecimentos de casos de sucesso e estudos realizados por doutores de várias partes do estado, país e mundo, capaz de promover mudanças nos comportamentos resultando em melhoria da qualidade de vida presente e futura. Insistir na informação e na conscientização é o melhor meio pra se chegar às soluções rápidas e eficientes.

A ABES, realizadora do evento, é uma organização não governamental de caráter nacional, fundada, em 1966. É internacionalmente reconhecida como uma instituição capacitada para exercer, de forma ampla e plural, uma significativa liderança nos diversos setores quem integram com o Saneamento Básico e Ambiental Brasileiro. Além de promotora de debates sobre temas que interessam a toda sociedade, também aponta soluções apropriadas relativas aos aspectos técnicos, legais, sociais ligados à sustentabilidade do planeta.

O evento tem como foco principal: SANEAMENTO AMBIENTAL : REPERCUSSÕES NAS BACIAS HIDROGRAFICAS fazendo 20 abordagens técnicas que envolvem órgãos governamentais e iniciativa privada, numa conjugação de forças e conhecimento em prol do Saneamento Brasileiro.

Como expoentes no evento teremos o Prof. Dr. holandês Adrianus Van Haandel doutorado em Engenharia Civil pela University Of Cape Town e pós-doutorado pela Agricultural University - Wageningen autor de vários livros além de estudos premiados na área de saneamento no Brasil; o Espanhol, Fernando Fernández Polanco, professor do departamento de Engenharia Química da Universidade de VALLADOLID/Espanha e um dos cientistas responsáveis por um programa piloto sobre tecnologia para o pré-tratamento e incrementação da produção de biogás, o Prof. Dr. Largus T. Angenent, da Universidade Cornell-USA, com experiência em bioenergia, otimização de processos de fermentação anaeróbia para promover misturas de cultura que convertem resíduos orgânicos em transmissores bionegéticos, como o metano, corrente elétrica, hidrogênio ou precursores para o betanol líquido de biocombustível. Em destaque também renomados professores doutores cearense a exemplo do Prof. Dr. Suetônio Mota/UFC com vários livros publicados na área de reuso de água e o Prof. Rogério Campos/UNIFOR, reconhecido nacionalmente pelo trabalho na área de Bacias Hidrográficas. Outros ilustres professores doutores somam na discussão que se configura benéfica para os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário