Instrumento em expansão
30/7/2010
Fórum Harmônicas 2010 começa hoje, com shows, oficinas e atividades de arte-educação. A quinta edição do festival que destaca gaitistas cearenses e convidados acontece até domingo, no Dragão do Mar
Ainda que seja mais antiga que o blues, a gaita costuma ser associada, prontamente, ao gênero musical norte-americano. Ligação que envolve perdas e ganhos para as harmônicas. De um lado, garante um interesse renovado pelo instrumento. Tanto que é em geral pelo blues que os novos músicos chegam. Por outro lado, a associação termina por confundir os leigos, que pressupõem uma limitação do instrumento, como se ele tivesse que ficar restrito a um único tipo de música.
Desfazer esse mal entendido é um dos interesses do Fórum Harmônicas, cuja quinta edição começa hoje, no Centro Dragão do Mar, com entrada franca em toda a programação. O evento já acontece há cinco anos, organizado por nomes da cena blueseira de Fortaleza: Diogo Farias, Roberto Maciel e Luiz Carlos de Carvalho. A programação é formada por shows e workshops.
Hoje, na abertura do Fórum, se apresentam o mineiro Marcelo Batista e o paulista André Carlini. Ainda sobem ao palco, no evento, o cearense Diogo Farias, o pernambucano Jeovah da Gaita, o curitibano Benevides Chiréia Jr. e o paulista Sérgio Duarte. Todos ministram workshops abertos ao público (a inscrição é a doação de um livro em bom estado).
Além do blues
"É verdade que a gaita teve expansão muito grande quando foi incorporada ao blues. O objetivo do Fórum é romper com a ideia de que essa é uma ligação exclusiva. Não é nada contra o blues, tanto que há espaço para ele na programação dos shows. Só que é importante saber que você pode tocar qualquer coisa com a gaita", ressalta Diogo Farias. "Claro que, de um gênero para o outro, muda a maneira de tocar, as técnicas e até os equipamentos que podem ser usados", explica o gaitista, que se apresenta com sua banda, a De Blues em Quando, no sábado, quando lança o segundo álbum do grupo, "O que é que eu toco pra ganhar dinheiro?".
Evolução
"Hoje a gaita é um instrumento. Antes era um brinquedinho", dispara André Carlini, um dos convidados desta edição do Fórum Harmônicas. Músico autodidata, Carlini é um conhecedor da gaita há pouco mais de 20 anos. A provocação não é à toa, garante. "A diferença entre o gaitista e o gaiteiro é como a que existe entre o jornalista e o jornaleiro. Os dois fazem coisas distintas e tem conhecimentos diferentes", compara. "Antes, os caras tocavam gaita e não sabiam o que ela podia oferecer. Agora, têm mais técnica, mais método. É instrumento mesmo, como a guitarra, o baixo. E da mesma forma que acontece com eles, você pode tocar rock, pop, jazz, tudo na gaita", esclarece.
O músico põe em prática sua visão das possibilidades oferecidas pelo instrumento. "Eu não toco blues. E toco gaita. Por mais que o timbre seja bluesy, o que faço é bossa nova, jazz, funk... Estava ensaiando com a banda que vai se apresentar comigo na sexta-feira e não fizemos nenhum blues".
Na avaliação de André Carlini, o instrumento encontrou, no Brasil, um território de rara fertilidade. "Quando comecei a tocar, você não tinha informação sobre o instrumento. Não da forma que se tinha sobre violão, guitarra, piano. Hoje, a situação mudou. O Brasil é um celeiro de bons gaitistas", enfatiza. "Isso tem a ver com o fato de ser um país musicalmente muito rico. Os EUA ainda são muito fechados para outros ritmos. Lá é mais o blues mesmo. Na Europa, os caras já curtem outros estilos e tocam eles na gaita. E a música brasileira, você sabe, é essa variedade imensa de estilos, gêneros, ritmos", acrescenta. "Houve um avanço musical e temos muita gente boa tocando jazz, chorinho... Antes, todos os meus alunos chegavam querendo tocar blues. Agora, já chegam uns querendo fazer bossa, reggae".
Assim como os demais convidados dessa edição do Fórum Harmônicas, André Carlini tocará com uma banda formada por músicos da cena cearense. Ele sobe ao palco acompanhado por Lu de Souza (guitarras), Dudu Freire (baixista) e Daniel Alencar (batera). A banda ensaiou na quinta-feira para ganhar o entrosamento necessário a um show cuja linha condutora será o improviso.
Interação
A interação é outra das ideias-chave para entender a proposta do Fórum Harmônicas. "No ano passado, os convidados elogiaram a qualidade dos músicos do Ceará que tocaram com eles", destaca Diogo Farias.
Ele conta que essa troca de experiências é um dos princípios que motivaram a criação do Fórum. "Tive a ideia de fazer um festival que fosse como um grande congresso dedicado à gaita. Nos EUA, eles têm a convenção da Spah (Society for the Preservation and Advancement of the Harmonica). Queríamos fazer algo semelhante no Brasil. Além da estrutura, a diferença do nosso evento para o americano é que temos uma parte social, em que trabalhamos com crianças", compara Farias. Enquanto o encontro da Spah tem como público alvo os músicos, o Fórum Harmônicas abrange ainda o público ouvinte e investe na formação de novas gerações de instrumentistas.
Formação
E foi com uma atividade formativa que o fórum de 2010 começou. Além da programação que acontece no Dragão do Mar, uma parceria do evento com a Fundação Raimundo Fagner tem promovido uma oficina de harmônica para 60 crianças entre 8 e 12 anos. O trabalho começou dia 25 e termina hoje, com performances dos participantes na sede da própria Fundação. À frente desse trabalho, dois jovens gaitistas que se têm destacado no Estado: os arte-educadores Di Lennon Ribeiro e Rodrigo Bezerra. Diogo Farias conta que essas oficinas têm surpreendido os organizadores. "No ano passado, com apenas uma semana de trabalho, 27 dos 60 alunos já conseguiam tocar três temas na gaita", comemora.
Programação
Hoje
21h - Show de Marcelo Batista
22h30 - Show de André Carlini
Sábado
9h - Workshop "Gaita Groove", com André Carlini
10h30 - Workshop "Gaita, Uma voz Sublime", com Benê Chiréia Jr.
14h - Workshops "Gaita Blues" e "Microfones e amplificadores para gaita", com Sérgio Duarte e Diogo Farias
15h30 - Workshop "Gaita Cromática", com Jehovah da Gaita e Marcelo Batista
21h - Show de Diogo Farias - IMPERDÍVEL
22h30 - Show de Sérgio Duarte
Domingo
20h - Show de Benevides Chiréia Jr.
21h30 - Show de Jehovah da Gaita
Mais informações
V Fórum Harmônicas - De hoje a domingo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Abertura hoje, às 21 horas, com shows de Marcelo Batista e André Carlini. Entrada: doação de um livro. Contato: 3488-8600.




